segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Para relembrar:Franquia Tomb Raider PS1 [1996-1997-1998-1999-2000]


Tomb Raider I: [1996]

Em plena troca de gerações de consoles, a Core Design, uma produtora britânica até então pouco conhecida, resolve se arriscar nos novos sistemas e aproveitar os gráficos 3D, a novidade tecnológica dos games da época, para apresentar um jogo de aventura.

Assim surgiu "Tomb Raider", que trazia dificuldade acima da média, tiroteios em terceira pessoa combinados com quebras-cabeças desafiadores e Lara Croft, uma personagem com habilidades versáteis de escalada.

A arqueóloga busca as três partes do poderoso artefato Scion e a jornada se divide em fases que passam por Peru, Egito,Grécia e o continente perdido de Atlântida. Ainda recebeu uma expansão chamada "Gold: Unfinished Business", com 4 fases extras, lançada apenas para PC no ano seguinte. "Vendas: 7.5 milhões.


Tomb Raider II: Starring Lara Croft [1997]

O sucesso estrondoso e inesperado da primeira versão logo deu espaço para a sequência "Tomb Raider II". O visual melhorou, veículos foram adicionados (uma lancha e um snowmobile), o poder de fogo aumentou, os cenários estavam ainda maiores e os quebra-cabeças mais complexos, exigindo raciocínio e noções de lógica ainda mais apuradas.

Na aventura, Lara explora os interiores das Muralhas da China, passeia pelos canais de Veneza e encontra grandes perigos pelos mosteiros do Tibet. O artefato da vez é a Adaga de Xian, e a heroína precisa encontrá-lo antes que caia em mãos erradas. Ainda recebeu uma expansão intitulada "Gold: The Golden Mask", com 5 novas fases, lançada apenas no PC posteriormente. Vendas: 8.5 milhões.


Tomb Raider III: The Adventures Of Lara Croft [1998]

A série estava cada vez mais popular na indústria, acumulando um número cada vez maior de fãs e com prestígio crescente entre os veículos especializados. "Tomb Raider III" trouxe reformulações consistentes na mecânica, como novos movimentos para Lara Croft, uma variedade maior de armas, veículos (quadriciclo, caiaque, bote e vagão) e fases, além de uma secreta quando se coletava todos os segredos do jogo, algo inédito na franquia.

A arqueóloga viaja pela Índia, pela Antártida, por Londres e até pela famosa Área 51, sempre na busca por artefatos lendários que podem mudar o rumo da humanidade caso sejam roubados por mercenários. O título ainda recebeu uma sequência chamada "The Lost Artifact", trazendo 6 fases inéditas, lançada apenas para PC. Vendas: 6 milhões.


Tomb Raider IV: The Last Revelation [1999]

Com a franquia mais do que estabelecida comercialmente, havia chegado a hora de conhecer os anos mais juvenis deLara Croft. "Tomb Raider: The Last Revelation" trouxe, nas primeiras fases, uma personagem nos seus 16 anos, quando ainda estava aprendendo os conceitos básicos da exploração de tumbas com Werner Von Croy, seu mentor.

A busca era pelo poderoso artefato Iris. Tudo acontece no Camboja. Anos mais tarde, já nas pirâmides do Egito e com bastante experiência, a arqueóloga parte em busca do Amuleto de Horus que, segundo a lenda, garantiria o aprisionamento do deus Seth na eternidade da escuridão para sempre. Vendas: 5 milhões.


Tomb Raider V: Chronicles [2000]

"Tomb Raider: Chronicles" marcou dois momentos cruciais para a franquia: o declínio em termos de qualidade nos títulos subsequentes a partir deste, resultando em queda brusca nas vendas e no prestígio da série, e a transição entre gerações, que saia dos 32-64 bits (Playstation e Nintendo 64) para a chegada dos 128 bits (Dreamcast, Playstation 2, GameCube e Xbox). No enredo, Lara estava desaparecida após os eventos do último game.

Alguns amigos dela resolvem se encontrar na mansão Croft para relembrar histórias antigas (crônicas) da heroína: é assim que a estrutura das missões do título se desenvolve, com Lara visitando países como Itália, Irlanda e Egito. A mecânica continuava a mesma e a maior novidade na jogabilidade era a possibilidade de equilibrar sobre cordas na horizontal. Vendas: 1.5 milhão.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Todos os direitos reservados-2017